terça-feira, 16 de setembro de 2014

Vamos testar conhecimentos....



CURIOSIDADES!!


“ Você sabia que na Escandinávia o Suporte Básico de Vida é parte da formação educacional regular e isso resulta em uma alta taxa de 73% de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) realizadas por pessoas presentes no local". 

Fonte: RBTI ABR/JUN 2014




Como vocês vivenciam a RCP? Já participaram de algum curso ou  capacitação durante a vida escolar, antes do ingresso na Universidade? 

20 comentários:

  1. O suporte básico de vida ocupa papel primordial e que pode fazer toda a diferença no que se refere à sobrevida do paciente. Consiste em procedimentos, manobras de fácil aplicabilidade que devem ser ensinadas a toda população em geral tendo em vista que para a realização dos mesmos não há necessidades de conhecimentos rebuscados. É necessário instruir as pessoas sobre como fazer as manobras de forma adequada, procurando manter equilíbrio entre ritmo e profundidade das compressão exercida bem como da ventilação. Enquanto acadêmica de enfermagem, participei de um minicurso sobre a temática que foi ministrado pela equipe do SAMU metropolitano de Natal durante congresso na referida cidade. Na ocasião, aprendemos como proceder diante de uma parada cardíaca, fizemos prática em bonecos, porém nunca realizei o procedimento em seres humanos (Fernanda Queiroz, 7º período).

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  2. As manobras de RCP são de grande valia para que sejam repassadas e ensinadas para toda a população, tendo em vista que estas podem salvar vidas e que só precisamos de "duas mãos" para tal. Durante a minha graduação, além da sala de aula onde tivemos uma aula sobre SBV e SAV, participei de três momentos de capacitação em RCP. O primeiro momento foi com a equipe do SAMU metropolitano de Natal/RN na referida cidade; o segundo momento foi com outra equipe, mas que também faziam parte do SAMU metropolitano de Natal/RN, dessa vez na cidade de Pau dos Ferros/RN e; o outro momento foi um workshop promovido pelo 5º período de enfermagem (CAMEAM/UERN), na época eu fazia parte da turma e tivemos como instrutores dois enfermeiros que trabalham na área de Terapia Intensiva. Todos os momentos foram muito produtivos e primordiais para a construção do meu conhecimento enquanto profissional.

    Maria Naiara - Acadêmica do 9º período de Enfermagem/UERN

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  3. Há de se observar que a assistência de enfermagem adequada é primordial para o sucesso de todo procedimento, pois não se pode desperdiçar o tempo e o cuidado na realização da RCP fundamental.Em qualquer profissão, falhas podem ocorrer, porém é importante que a assistência de enfermagem prestada ao indivíduo vítima ocorra de forma precisa, com atenção e cuidado, além disso, é preciso habilidade para se diagnosticar o problema rapidamente e realizar todos os procedimentos necessários para se evitar sequelas ou até mesmo a morte do mesmo. Possuo formação como socorrista oferecido pela uma empresa da cidade de Natal-RN e mesmo não atuando na área vejo como é importante e necessário nós acadêmicos de enfermagem procurar cursos para atualização para assim ampliar os conhecimentos que vão além da rotina acadêmica.

    Maria Nailde de Carvalho Rufino, acadêmica do 7° período de Enfermagem-UERN

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  4. Antes do ingresso na Universidade, durante a vida escolar, não tive a oportunidade/honra de participar de nenhum curso ou capacitação sobre RCP, no entanto, sempre tive o desejo e a curiosidade em conhecer e aprender sobre o assunto. Foi então que, já na Universidade, me deparei com a oportunidade de participar de um minicurso de RCP, ministrado por uma equipe do SAMU, e não pensei duas vezes, agarrei a chance e fiz minha inscrição. O minicurso foi um sucesso, fiquei maravilhado com o que vi e vivenciei, foi um momento marcante na minha formação. De fato, penso que minicursos, tais como o que participei, deveriam ser ofertados nas escolas ou em outros locais públicos, e não somente no âmbito da universidade, para que, cada vez mais, a população em geral tenha acesso a esses conhecimentos, haja visto que tal conhecimento poderia ajudar a salvar vidas (Cilas Viana, acadêmico de enfermagem, 7º período - CEN/CAMEAM-UERN).

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  5. É interessante observar a preocupação existente nessa região com a assistência prestada aos usuários em condição de urgência/emergência. Este fato leva-me a uma pergunta intrigante, uma vez que não tenho amplo conhecimento sobre a região citada: O que determinou que o Suporte Básico de Vida fosse colocado como parte da educação regular? Eu reconheço a importância de se difundir essas práticas de cuidados pré-hospitalares, sobretudo porque não é necessário ser um profissional da área da saúde para realizá-las, mas acredito que para torná-las parte do processo de educação deve se ter algo que resultou nesta decisão. E, a partir da(s) justificativa(s) colocada(s) e também dos resultados alcançados, como o que foi citado no enunciado, penso que haja possibilidade de se implementar isso em países de outras regiões.
    No que se refere a minha vivência acerca da RCP, embora eu já tenha tido acesso a referenciais que que discutem esse tipo de atendimento, ainda não participei de nenhuma aula prática, nem antes e nem depois de ter entrado na Universidade, sendo importante ressaltar que a assistência de enfermagem prestada aos pacientes da UTI serão discutidos com maior profundidade no período que estou cursando agora, isto é, sétimo período.

    Karina Vidal - Acadêmica de Enfermagem - UERN/CAMEAM

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  6. Ainda não tive a oportunidade de participar de algum curso ou capacitação no que se refere a RCP. Apenas participei como discente da elaboração de uma oficina sobre Primeiros Socorros em um dos componentes curriculares práticos de nosso curso, em que nesta oficina uma das temáticas trabalhadas abrangeu, não de forma aprofundada, a RCP. No mais, salienta-se que a importância do procedimento para salvar vidas é evidente no setor saúde.

    Danyllo Junior - Acadêmico do 7º Período do Curso de Enfermagem - CAMEAM/UERN

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  7. Ainda não tive a oportunidade de vivenciar as práticas de RCP, mas acho o tema bastante interessante e busco estar lendo referenciais teóricos que tratam da importância da temática. Acredito que possibilitar o acesso às técnicas de respiração cardiopulmonar também no ensino escolar se mostra muito importante visto que o atendimento correto e imediato às pessoas que sofrem parada cardíaca, e não dispõem de atendimento profissional no local, implica inevitavelmente nas possibilidades de sobrevivência e recuperação destas.

    Yves Moreira de Freitas - Acadêmica do 7º Período do Curso de Enfermagem - CAMEAM/UERN.

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  8. A curiosidade apresentada sobre essa realidade da Escandinávia, nos faz refletir o quanto benéfico seria para o Brasil e outros países se aderissem a esta prática. As escolas são laboratórios ideais para inserir à população o conhecimento das técnicas básicas que compõem o Suporte Básico de Vida, na perspectiva de preparar cada vez mais a população, e cada vez mais cedo, a agir de forma correta diante de uma emergência.
    Nunca participei de cursos ou capacitações durante a minha vida escolar. O único contato que tive com informações sobre RCP aconteceu através da Universidade em uma atividade de Educação Popular em Saúde que realizamos na comunidade. A experiência foi proveitosa e gratificante, e o que me chamou atenção foi o fato de que muitas pessoas mostraram-se bastante interessadas em saber mais sobre SPV, mas relataram falta de oportunidade. É inquestionável a importância destes conhecimentos e técnicas para se promover uma assistência adequada e eficaz, visto que além da solidariedade as pessoas precisam saber o que fazer para que na tentativa de ajudar, não acabe se piorando a situação.

    Flávia Maraísa. Acadêmica do 7º Período do Curso de Enfermagem - CAMEAM/UERN

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  9. Infelizmente ainda não tive a oportunidade de participar de nenhum tipo de oficina ou minicursos a repeito de RCP, mas tive a oportunidade juntamente com meus colegas do curso de esta realizando uma oficina sobre Primeiros Socorros, em um dos componentes curriculares de curso. Não tive a oportunidade de esta vivenciando a experiencia sobre RCP durante minha vida escolar, mas seria de suma importância que isso aconteça nas escolas, até mesmo pela importância que está técnica possui.
    Helen Nascimento dos Santos- Acadêmica de enfermagem do 7º período- CAMEAM/UERN.

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  10. As técnicas utilizadas na realização da manobra de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) consistem em uma tentativa de socorrismo de grande importância em muitas situações de emergência, onde a aplicação de medidas corretas de forma imediata poderá ser um fator determinante na recuperação da vítima, ou até mesmo significar a sobrevida ou não de um individuo. Na condição de acadêmica, ainda não tive a oportunidade de estar realizando cursos, minicursos ou capacitações referentes às técnicas de ressuscitação cardiopulmonar, entretanto percebo a importância da consciência da aplicabilidade desta técnica, como também exprimo a vontade de estar realizando em um momento próximo um aprofundamento da temática, com vistas à ampliação de conhecimento, como também a disponibilização de uma melhor assistência de enfermagem.
    Jannélia Kesley, acadêmica do 7° período de Enfermagem-UERN

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  11. Antes da Universidade ainda não havia participado de nenhum curso ou algo do tipo acerca de RCP, infelizmente o BLS (Basic Life Suport) ainda é pouco difundido no Brasil, apesar de já ouvirmos cada vez mais de crianças que receberam dicas de profissionais do SAMU nas escolas e que salvaram vidas. O que ocorre é que não estamos preparados ainda, nem mesmo um DEA (Desfibrilador Externo Automático) temos em todos os locais públicos e é um aparelho simples que faz a própria avaliação para saber se o paciente/usuário é "chocável" ou não. Como sempre, quando a informação correta é disseminada podemos conseguir muitas coisas. Quando vivenciamos um momento como esse onde as compressões torácicas, a ventilação que ofertamos acaba por fazer o indivíduo retornar percebemos o quão importante é termos alguém que saiba reconhecer uma RCP e iniciar as manobras corretas no momento. Então, vamos disseminar cada vez mais as informações. Imagino que queiramos alguém informada se chegarmos a passar por algo do tipo.

    Ednardo Soares, acadêmico do 9° período de Enfermagem - UERN.

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  12. Já tive a oportunidade de participar de um mini-curso e devo confessar que correspondeu, ou mesmo ultrapassou minhas expectativas, é interessante a sensação de poder fazer um "algo a mais", a simples possibilidade de salvar a vida de alguém com um procedimento relativamente simples!!! E sem dúvida alguma, a disseminação generalizada desse conhecimento só aumentam a possibilidade de um maior número de vidas serem salvas, como os próprios números mostram!!! Sigamos o exemplo... =D

    Júlio césar, Acadêmico do 7º Período de Enfermagem- CAMEAM/UERN.

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  13. A Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) faz parte das denominadas práticas de 'primeiros socorros' compreendendo uma estratégia que visa a manutenção dos sinais vitais e diminuição da gravidade dos casos aumentando a sobrevida da vítima. Infelizmente ainda não tive a oportunidade de participar de algum curso, minicurso ou qualquer outro tipo de atividade de capacitação relacionada ao tema antes ou após o ingresso na vida acadêmica, salvo uma atividade de Educação Popular em Saúde onde a técnica e sua importância foram repassadas por mim e alguns colegas a um público específico. Na pouca vivência das práticas em saúde na unidade hospitalar que algumas disciplinas do curso oferecem, também não tive a oportunidade de atuar em tal situação, no entanto, reconheço a importância dessa técnica no atendimento ao paciente.

    Crislayne Alesandra Aquino Silva - Acadêmica do 7° período do Curso de Enfermagem - CAMEAM/UERN

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    1. Antes de adentrar na faculdade de enfermagem do CAMEAM UERN, jamais tive a oportunidade de participar de qualquer curso que abordasse a temática (RCP), mesmo sendo oriundo do curso de educação física onde tivemos aula de primeiros socorros, mas com uma metodologia deficiente por parte da professora ministrante, talvez até por falta de preparo da mesma, não sei ao certo. Onde passei a conhecer de forma teórico prática as abordagens sobre RCP foi nas aulas de enfermagem, com mais ênfase na disciplina Saúde do Adulto.
      Considero a temática de grande relevância para todos nós enquanto acadêmicos e futuros profissionais de saúde que seremos , e gostaria que fossemos ainda mais despertados para realizarmos tal prática com mais ênfase, uma vez que ela é básica diante de outros procedimentos, mas essencial como primeira ação diante de um quadro relacionado a problemas de saúde em inúmeras situações do dia a dia, extra e intra espaços hospitalares.
      Francisco Suetônio de Oliveira
      Acadêmico do 7º período de Enfermagem do CAMEAM (UERN) em Pau dos Ferros, RN
      Antes de adentrar na faculdade de enfermagem do CAMEAM UERN, jamais tive a oportunidade de participar de qualquer curso que abordasse a temática (RCP), mesmo sendo oriundo do curso de educação física onde tivemos aula de primeiros socorros, mas com uma metodologia deficiente por parte da professora ministrante, talvez até por falta de preparo da mesma, não sei ao certo. Onde passei a conhecer de forma teórico prática as abordagens sobre RCP foi nas aulas de enfermagem, com mais ênfase na disciplina Saúde do Adulto.
      Considero a temática de grande relevância para todos nós enquanto acadêmicos e futuros profissionais de saúde que seremos , e gostaria que fossemos ainda mais despertados para realizarmos tal prática com mais ênfase, uma vez que ela é básica diante de outros procedimentos, mas essencial como primeira ação diante de um quadro relacionado a problemas de saúde em inúmeras situações do dia a dia, extra e intra espaços hospitalares.
      Francisco Suetônio de Oliveira
      Acadêmico do 7º período de Enfermagem do CAMEAM (UERN) em Pau dos Ferros, RN

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  14. Ainda não tive a oportunidade de participar de um curso de Ressuscitação Cardiopulmonar RCP, e nem de ter visto durante as aulas práticas no âmbito hospitalar. Os conhecimentos prévios que possuo de cunho teórico a respeito da temática, provém de amigos que já fizeram curso na área e sempre fico curioso perguntando o que deve ser feito em casos de se deparar com uma situação que requeira RCP.
    Francisco Aldegondes - Acadêmico do Curso de Enfermagem - CAMEAM/UERN.

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  15. Não tive a oportunidade de participar de nenhum curso de (RCP), porem sei da importância do seu uso no que diz respeito a primeiro socorros, onde o individuo pode ser salvo quando se utiliza a técnica corretamente, por isso seria de grande ajuda para minha formação como para as demais na área da saúde participar de um curso onde possamos aprender a realizar a técnica correta para que possamos ajudar quando formos necessários

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  16. Reconheço que as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) compõem um conjunto de medidas emergenciais prestadas em situações de falência ou insuficiência do sistema respiratório ou cardiovascular com a finalidade de salvar a vida do paciente vitima da uma parada. Infelizmente até hoje nunca participei de nenhum curso ou capacitação direcionada a área de primeiros socorros, mais especificamente sobre RCP, pois não nunca havia me interessado pela área de urgência e emergência, mas atualmente depois de ter presenciado em algumas aulas práticas nos serviços saúde a demanda de tais atendimentos percebo a importância dos conhecimentos específicos nesta área, uma vez que ao assumirmos a responsabilidade de lidar com vidas devemos também assumir total responsabilidade nos procedimentos que iremos realizar. Durante as férias busquei ler alguns referenciais que pudessem me embasar e assim conhecer algumas técnicas utilizadas. Mesmo assim percebo ainda a necessidade de participar de um curso mais direcionado, pois apenas lendo os materiais não tive como colocar em pratica o que foi aprendi.

    Francisco Ubaldo da Silveira Neto, acadêmico do 7º período do Curso de Enfermagem da UERN-CAMEAM

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  17. Apesar da importância da técnica, para a vida pessoal e profissional, ainda não tive oportunidade de participar de nenhum minicurso, curso ou atvidade de capacitação nesse sentido.

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  18. O modelo da Escandinávia deveria ser disseminado para o mundo. Até o momento não participei de nenhuma atividade, curso ou minicurso sobre RCP.

    Yago Rodrigues, 7 período de enfermagem CAMEAM-UERN.

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  19. Até então, nunca participei de cursos ou minicursos que abordassem a questão da RCP, porém conheço a sua relevância e acredito que o conhecimento a respeito da temática é de fundamental importância não apenas para os estudantes ou profissionais da área da saúde, mas sim para toda a população.

    Gleidson Andson, estudante de Enfermagem do 7º período - CAMEAM/UERN.

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