segunda-feira, 15 de setembro de 2014

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL UMA PERSPECTIVA PARA O FUTURO

A Residência Multiprofissional constitui modalidade de ensino de Pós-graduação lato sensu, de tempo integral, destinada Enfermeiros, Nutricionaistas, Farmacêuticos, Psicólogos, Fisioterapêutas, Assistentes Socias e Terapêutas Ocupacionais sob forma de Curso de Especialização caracterizada por treinamento em serviço. Duração de 2 anos com carga horária de 60 horas semanais. O residente recebe uma bolsa mensal de R$ 2.976,26.

Nesta perspectiva a residência surge como uma nova possibilidade para realização de cursos de pós-graduação com maior carga horária prática, possibilitando um processo dinâmico de aprendizagem. A integração entre os saberes das diversas categorias profissionais também é ponto estimulado nesta modalidade.

No programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde do complexo hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), funcionam a residência multiprofissional nas áreas de Terapia intensiva, Transplante, Saúde Mental, Diabetes, Saúde da Mulher e da Criança e Obstetrícia. Dispondo de vagas para enfermeiros em todas as áreas citadas.

A seleção para novos residentes ocorre no final do segundo semestre de cada ano, consistindo em uma prova de conhecimentos do SUS e áreas específicas, avaliação do currículo e entrevista.

Para maiores informações entre no site da RESMULTI: www.resmulti.ufc.br/

     http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12501&Itemid=813


 CONFIRAM DEPOIMENTOS DE RESIDENTES EM TERAPIA INTENSIVA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO WALTER CANTÍDIO - UFC





" Não há dúvidas de que a residência é uma poderosa ferramenta para qualificação profissional.  A assistência ao paciente crítico requer uma visão abrangente e um conhecimento aprimorado. A educação permanente, através de disciplinas e sessões clínicas, atrelada às muitas horas inseridas no cuidado ao doente, se somam para qualificar profissionais com competência e habilidade. Fazer parte de uma equipe multiprofissional e vivenciar o trabalho em equipe nos desperta à  importância da atuação de cada membro no plano de cuidados ao paciente e nos proporciona a troca de informações que nos eleva o conhecimento. Além disso, temos a oportunidade de conhecer diversos perfis de pacientes em suas diferentes complexidades, termos uma visão geral e assim podermos descobrir nossas preferências. A oportunidade de compreender e desenvolver a pesquisa no fazer-aprendendo, nos leva ao exercício científico. Por tudo isso, podemos dizer, sem dúvidas, que o residente é um profissional diferenciado."

Amanda Andrade
Enfermeira Residente em Terapia Intensiva







"A Residência Multiprofissional em saúde é algo inovador na formação do profissional Enfermeiro. Acredito e posso expressar com minha vivência o diferencial que adquirimos nesse tipo de formação. Próximo de concluir minha residência que será no início do ano de 2015, afirmo sem nenhuma dúvida, me sinto uma profissional preparada e segura para atuar na minha área, Terapia Intensiva. Já consigo observar o meu diferencial no cuidado e condutas com meus pacientes, acredito que é possível proporcionar à eles um cuidado com mais humanização, qualidade e eficiência."  

Bruna Bianchi Bilo
Enfermeira Residente R2 do HUWC 







 
“A Unidade de Terapia Intensiva é um ambiente dinâmico, complexo e curioso. Ser enfermeiro da terapia intensiva sempre foi um grande desafio e ao mesmo tempo um prazer, o aprendizado faz parte do dia a dia, a tecnologia e o trabalho em equipe permeiam as ações em busca da melhoria do estado de saúde do paciente. E é participar do resgate do estado de equilíbrio do indivíduo que nos motiva por tantos anos...”

Depoimento Selda Maria de Aguiar Carvalho (Enfermeira, Especialista em Terapia Intensiva / UECE, Enfermagem Médico-Cirúrgica/UECE e Mestranda em Ensino da Saúde/UECE)

Experiência profissional em UTI-traumatológica, UTI-Adulto e Unidade Coronariana. 

6 comentários:

  1. Boa noite, sou Enfermeira pela UERN/CAMEAM. Tenho muito interesse em ser futuramente aluno residente em enfermagem. Vejo a real relevância da capacitação do enfermeiro para está atuando no trabalho em saúde. Desse modo a residência proporciona essa espaço, garantindo uma maior ampliação dos saberes e práticas profissionais... Vocês que já estão sendo residentes, me repassem mais informações a respeito da residência em UTI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A residência em terapia intensiva do HUWC, possibilita o aluno experienciar os diversos cenários que envolvem o atendimento do paciente crítico como: UTI geral, UTI Pós-operatória, UTI materna, UTI Neo e Pediátrica, Hemodinâmica e enfermaria. Neste sentido o aluno poderá desenvolver habilidades para atuar em vários contextos. Selda Carvalho (Coordenadora de campo das enfermeiras residentes em terapia intensiva e transplante)

      Excluir
  2. Diante a leitura dos depoimentos e vivencias sobre a residencia multiprofissional em saúde vinculada com o ambiente intensivo, me faz enxergar rumos novos, direções que pretendo seguir após a conclusão da minha graduação, dessa forma com as postagens dos depoimentos aqui exemplificados me torna ainda mais apaixonada por esta área. É de grande valia para graduandos em fase final da academia esta aproximação com projetos embasados na transversalidade e integralidade que a experiencia dessa residencia pode nos proporcionar. Por fim, pretendo projetar horizontes no campo da formação intensiva e agradeço tamanha contribuição advinda de aprendizados referidos nos depoimentos.

    Fernanda Silveira, Acadêmica do 9º período de Enfermagem/UERN.

    ResponderExcluir
  3. Quando compreendemos o indivíduo em sua totalidade, como ser-humano complexo que é, observamos que os problemas/necessidades de saúde perpassam por uma série de causas/fatores dos mais variados tipos que exigem, consequentemente, a atuação e intervenção de diferentes profissionais para que, a partir disso, seja possível dar respostas satisfatórias para tais problemas apresentados. Sob esta ótica, acredito que a residência multiprofissional surge como uma importante ferramenta a partir do momento em que proporciona um trabalho não só multiprofissional, mas "interprofissional" permitindo a integração de diferentes saberes e práticas com um objetivo comum: a melhoria de suas condições de saúde dos usuários...

    Júlio César - Acadêmico do 7° Período do Curso de Enfermagem - CAMEAM/UERN

    ResponderExcluir
  4. São iniciativas ou novas modalidades como esta que facilitam e contribuem para a aprendizagem e o crescimento profissional dos que dela participam. Vale ressaltar a importância que o trabalho em conjunto, com todos os profissionais envolvidos atuando de forma concomitante e de forma que a união da equipe multiprofissional de fato surta os efeitos desejados, no caso, a melhoria da assistência que é prestada aos usuários mais críticos dos serviços de saúde. Este é um dos pontos fortes e que é preconizado, como mencionado na postagem e em depoimento apresentado, dessa nova modalidade na área da saúde. Sem dúvida alguma, tal modalidade representa mais um avanço da Enfermagem no setor, o que resulta na valorização da categoria e, principalmente, favorece a melhoria da assistência.

    Danyllo Junior - Acadêmico do 7° Período do Curso de Enfermagem - CAMEAM/UERN

    ResponderExcluir
  5. A assistência integral à saúde se configura como uma das maiores ambições almejadas pelo Sistema Único de Saúde brasileiro. Para tanto, além do acesso ao serviço de saúde, é fundamental também garantir-se que o cuidado seja prestado por uma equipe íntegra, interdisciplinar e multiprofissional que vislumbre e compreenda o usuário em sua totalidade, a partir da determinação social do processo saúde/doença. Neste sentindo, faz-se necessário maiores incentivos à educação permanente dos profissionais, a exemplo da residência multiprofissional citada, para que estes possam aperfeiçoar cada vez mais os conhecimentos técnicos e científicos, assegurando ao paciente assistência eficiente, resolutiva e humanizada.
    (Fernanda Queiroz - 7º período de Enfermagem - CAMEAM/UERN)

    ResponderExcluir